Ser referencial na área de serviços educacionais, através da busca contínua de qualidade,
formando cidadãos para os novos tempos.


PROPOSTA PEDAGÓGICA: 

A Educação Infantil representa o início da vida escolar. É o momento em que a escola intermedia as relações sociais entre os iguais (coleguinhas). É quando além do conteúdo pedagógico, eles aprendem a combinar as regras de convivência. Estamos preparados para acompanhar essa vivência sócio-emocional do seu filho.

Matriz Curricular da Educação Infantil

A Emak tem como fundamento ético-político formar cidadãos aptos a viver plenamente sua cidadania
como líderes e gerentes de informações, e não mero acumuladores de dados, através do desenvolvimento dos
seguintes valores:

  • Competência pessoal
  • Argumentação sólida
  • Cidadadania, Solidariedade e Responsabilidade
  • Respeito a Si

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece como condições para as crianças aprenderem:

  • Conviver
  • Participar
  • Expressar
  • Explorar
  • Conhecer-se

FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

HORÁRIOS DE ENTRADA, SAÍDA E ABERTURA DO PORTÃO

Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.

Entrada: 13h00 (Portões abertos as 12h50)

Saída: 17h30

Passado esse período, será cobrada taxa de permanência. Casos especiais deverão ser conversados com a
administração para contratação de horas excedentes.

As saídas antecipadas devem ser comunicadas previamente pelo responsável através do Aplicativo Education One ou
WhatsApp pedagógico.Caso a saída seja com adulto responsável que não esteja autorizado na ficha de saúde, deverá ser enviado na autorização nome e foto do RG para ciência da coordenação através do Aplicativo Education One ou WhatsApp pedagógico. 12 99139-1865

UNIFORME (informado e adquirido na secretaria)

É obrigatório para todos os alunos a partir da terceira semana de aula.
Sua falta será registrada como ocorrência e três faltas consecutivas irá gerar uma indisciplina de transgressão
das normas.
TODAS AS PEÇAS DEVEM SER MARCADAS COM O NOME DO ALUNO.

NATAÇÃO

Faz parte do currículo de Educação Física sendo obrigatória do Infantil I ao 5° ano. O professor de Educação Física ministrará as aulas de Natação, duas vezes por semana, apenas nos meses de clima quente (Fevereiro, Março, Abril, Outubro, Novembro e Dezembro) *.
* Os pais deverão apresentar atestado médico dermatológico e de aptidão física para natação em
janeiro e em setembro.
Maiô ou sunga
Roupão
Touca (obrigatório)
Bóias de braço (iniciantes) que ficarão na escola.
Na falta do uniforme entenderemos que a família optou que o aluno não praticasse natação
naquela aula.
TODAS AS PEÇAS DEVEM SER MARCADAS COM O NOME DO ALUNO.

TRANSPORTE ESCOLAR

A Emak não dispõe desta modalidade de serviço, ficando sob a responsabilidade do Responsável
pela Guarda a escolha de transportadora.

MATERIAL ESCOLAR

O material solicitado deverá ser entregue até o final da 1ª semana de aula, devidamente etiquetado e deverá ser
reposto conforme necessidade. A falta do material será avisada através de ocorrência.
Lembramos que o aluno não deve trazer à escola objetos estranhos à aula, principalmente objetos
de valor, salvo quando solicitado pelo professor, poderão ser trazidos aparelhos tecnológicos como: notebooks,
netbooks, tablets, celulares, etc…
A EMAK não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negandose a ressarcir qualquer prejuízo do estudante, caso esta norma não tenha sido cumprida.

MATERIAL OBJETIVO

Inclui apostilas semestrais de: Linguagem e Matemática e apostilas anuais de: arte, música, inglês e natureza
e cultura.

ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO

Os alunos de Infantil 2 e 3 tem aula de robótica 1 vez por semana, durante o período
regular de aula, com os profissionais da Tesla Robótica Educacional.

TAREFAS DE CASA *

A tarefa de casa é um meio pedagógico para:
– Treinar;
– Pesquisar sobre temas desenvolvidos em classe;
– Avaliar conhecimentos e habilidades;
– Treinar a responsabilidade com a própria tarefa.

Pedimos aos pais que apenas forneçam o material e o local adequados para a tarefa.
Fazer a atividade pela criança pode gerar insegurança quanto a própria competência e a longo prazo
prejudicar a autoestima da mesma.
*Somente para alunos do Infantil 2 e 3.

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

De acordo com LEI 12.013, de 06/08/2009 os estabelecimentos de ensino devem informar pai e mãe,
conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, outros responsáveis legais, sobre frequência e rendimento
do aluno.
Qualquer exceção jurídica deve ser apresentada em sua íntegra para que a Emak não incorra em erros.É obrigatório que o Responsável pela Guarda, não sendo pai e mãe em guarda compartilhada, notifique a escola por escrito sobre alterações legais que impeçam ou limitem a visitação ou retirada do aluno.

Abaixo listamos os canais possíveis de comunicação família-escola:

Education OneVia APP, direto em seu smartphone, onde encontram-se todas as informações listadas
acima, sobre o dia a dia do aluno, além da comunicação direta com o professor, secretaria, coordenação ou
direção.
Reuniões
Bimestrais

Elas se destinam à explanação do método de trabalho desenvolvido em sala de aula e
outras informações de interesse coletivo como disciplina, excursões, comemorações, etc.
Nestas reuniões os pais recebem o Relatório de Aproveitamento ou Relatório de Ocorrências do aluno.
O comparecimento dos responsáveis é obrigatório para o desenvolvimento pedagógico do aluno.
Sempre que os pais tiverem dúvidas particulares que possam vir a surgir antes ou após as reuniões bimestrais poderão solicitar reunião agendada com a Orientadora Educacional.
Reuniões IndividuaisElas se destinam à explanação do método de trabalho desenvolvido em sala de aula e
outras informações de interesse coletivo como disciplina, excursões, comemorações, etc.
Nestas reuniões os pais recebem o Relatório de Aproveitamento ou Relatório de Ocorrências do aluno.
O comparecimento dos responsáveis é obrigatório para o desenvolvimento pedagógico do aluno.
Sempre que os pais tiverem dúvidas particulares que possam vir a surgir antes ou após as reuniões bimestrais poderão solicitar reunião agendada com a Orientadora Educacional.
Informativos
Os informativos são enviados pelo Education one.
Relatórios de Ocorrências
Registramos desde faltas e atrasos até falta de tarefas e participação na aula.
Inspirado em outras experiências que visam desenvolver a qualidade nos processos escolares, é utilizado na Emak desde 1995 e tem se mostrado um aliado de todos os envolvidos no processo:
Aluno – instrumento para auto avaliação de sua performance;
Pais – Conhecimento do desenvolvimento do(a) filho(a) em seu papel de estudante em sua vida acadêmica;
Professor – Levantamento de hipóteses possíveis para auxiliar o aluno;
Escola –Transparência e comunicação com a família.
SOS Pais
Horário reservado pela coordenação e orientação pedagógica para atender aos pais e sanar dúvidas gerais. O SOS Pais do Fundamental 2 acontece todas as quartas-feiras, no formato online, das 14h às 15h.
Redes sociais
As redes sociais disponibilizam informações, fotos e reportagens retratando os mesmos. O
Terminal EMAK, app e site também disponibilizam informações como lista de material, Calendário Anual e contatos.

PANDEMIA, ACIDENTES, MAL SÚBITO, DOENÇAS E TRATAMENTOS
PROLONGADOS

Com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes condutas:

Pandemia COVID19

Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia do Corona Vírus que acabou impactando, como não poderia deixar de ser, o ambiente escolar.
Uma série de protocolos foram criados pelos órgãos públicos que passaram a ditar as novas regras de conduta em sala de aula. Estes protocolos tem força de lei e permanecem até a sua revogação.
Atualmente, com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes praticas:

– Preencher a autorização para aulas presenciais (híbridas) ou apenas remotas.
– Preencher o Triagem diária via formulário Google diariamente, antes do ingresso do aluno nas aulas.

– A escola deve fiscalizar e divulgar o protocolo de pandemia enquanto essa estiver vigente:
• Usar máscara (trocando a cada 2 horas);
• Higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel;
• Manter distanciamento social conforme legislação escolar.
Obs.: O protocolo completo está divulgado nas mídias sociais e em meios de comunicação escola-família.

Doenças infecto-contagiosas: os alunos portadores de doenças infecto-contagiosas ficam impedidos de frequentar a escola, tendo sua frequência restabelecida normalmente logo que apresentem declaração médica comprovando a ausência de perigo de contágio;

Tratamentos prolongados que impeçam a frequência do estudante: a EMAK deverá ser informada quando ocorrer situações como estas e, mediante solicitação do Responsável pela Guarda, adotar medidas compensatórias da ausência, desde que verificadas as condições do Decreto-Lei 1.044/1969.

Acidente ou mal súbito ocorrido no horário de aula e nas dependências da EMAK: a escola acionará a família , dando conhecimento aos responsáveis com a máxima brevidade.
Obs.: Em casos urgentes, não localizando a família a escola chamará o pronto atendimento conveniado para atendimentos de primeiro socorros.

COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA / PEDAGÓGICA

Os responsáveis pela guarda e/ou responsável financeiro devem ter sempre presente que são colaboradores da tarefa educativa, não competindo interferir nas decisões sobre a organização, administração e nem nas técnicas e didáticas docentes.

FESTAS DE ANIVERSÁRIO NA ESCOLA (somente acontecerão fora da fase de pandemia)

O aluno poderá comemorar seu aniversário na escola, devendo os responsáveis, para tanto, entrarem em contato com a Coordenação Pedagógica antecipadamente, que determinará dia e horário.
Solicitamos não enviar presente, convites, saquinhos surpresa ou lembrancinhas.
Os pais deverão enviar bolo, copos, pratos descartáveis, garfinhos e guardanapos apenas para os amigos da sala de aula e não será permitida a presença de familiares durante a festa. Não enviar refrigerantes e salgadinhos fritos.
Quando a festa for em casa, só distribuiremos os convites caso todas as crianças da turma sejam convidadas.

BRINQUEDOS (somente fora da fase de pandemia)

Os alunos poderão trazer brinquedos, todas as sextas=-feiras, desde que adequados à faixa etária e
aprovados pelo Inmetro. Objetos de valor não deverão ser trazidos. A Escola não se responsabilizará por
danos ou perdas dos mesmos, conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços.

CANTINA/LANCHE

A Escola conta com o Projeto Lanche Saudável, que envolve desde os alunos da Educação Infantil. Para
tanto solicitamos que os pais deem prioridade ao envio de lanches saudáveis, evitando salgadinhos,
refrigerantes, doces e alimentos industrializados.

Sugestão de cardápio:

2 ª feira3ª feira4ª feira5ª feira6ª feira
– Bolo sem
cobertura
– Iogurte
– Suco de fruta*
– Sanduíche de
pão com queijo
branco ou
mussarela
– Fruta e/ ou suco*
– Yakult ou
achocolatado
– Sanduíche de
pão com requeijão
ou manteiga.
– Fruta e/ ou suco*
– Iogurte
– Barrinha de
cereal ou
bolacha
– Fruta e/ ou
suco*
– Pão com carne,
frango ou
presunto
– Fruta e/ ou
suco*

* sem adição de açúcar

ADAPTAÇÃO

O período de adaptação obedecerá ao ritmo da família e será combinado caso a caso com a coordenação.

CALENDÁRIO ANUAL

Será disponibilizado após homologação.

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

  • Direção Administrativa: Paula Cristina Garcia dos Santos Liesack
  • Direção e Orientação Pedagógica: Maria Helena Bitelli Baeza Sezaretto
  • Vice-direção e Coordenação Geral: Viviane Bitelli Baeza
  • Auxiliar de Coordenação: Yara Marina Belasalma Santana
  • Assistente Administrativa: Crystiane Roberta da Silva
  • Secretaria Pedagógica: Paula Cristiane Santos Ladislau

Recommended Posts