Ser referencial na área de serviços educacionais, através da busca contínua de qualidade,
formando cidadãos para os novos tempos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Fundamental 1 (anos iniciais) representa o início da vida escolar. É o momento em que a escola intermedia as relações sociais entre os iguais (coleguinhas). É quando além do conteúdo pedagógico, eles aprendem a combinar as regras de convivência. Estamos preparados para acompanhar essa vivência socioemocional do seu filho.

Matriz Curricular

A Emak tem como fundamento ético-político formar cidadãos aptos a viver plenamente sua
cidadania como líderes e gerentes de informações, e não mero acumuladores de dados, através do
desenvolvimento dos seguintes valores:

  • Competência pessoal
  • Argumentação sólida
  • Cidadadania, Solidariedade e Responsabilidade
  • Respeito a Si

FUNCIONAMENTO DO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 

HORÁRIOS DE ENTRADA, SAÍDA E ABERTURA DO PORTÃO

Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.

Entrada: 13h00 (Portões abertos as 12h50)

Saída: 17h30

Passado esse período, será cobrada taxa de permanência de R$ 15,00 (quinze reais). Casos especiais deverão ser conversados com a administração para contratação de horas excedentes.
As saídas antecipadas devem ser comunicadas previamente pelo responsável, pela agenda do aluno ou através
do Aplicativo Education One ou WhatsApp pedagógico.

Caso a saída seja com adulto responsável que não esteja autorizado na ficha de saúde, deverá ser enviado na autorização nome e foto do RG para ciência da coordenação. Os alunos que são autorizados a saírem sozinhos deverão portar sempre a carteirinha de autorização.

UNIFORME (informado e adquirido na secretaria)

É obrigatório para todos os alunos a partir da terceira semana de aula. Sua falta será registrada como ocorrência e três faltas consecutivas irá gerar uma indisciplina de transgressão das normas. TODAS AS PEÇAS DEVEM SER MARCADAS COM O NOME DO ALUNO.

NATAÇÃO

Faz parte do currículo de Educação Física sendo obrigatória do Infantil I ao 5° ano. O professor de Educação Física ministrará as aulas de Natação, duas vezes por semana, apenas nos meses de clima quente (Fevereiro, Março, Abril, Outubro, Novembro e Dezembro) *.

* Os pais deverão apresentar atestado médico dermatológico e de aptidão física para natação em janeiro e em setembro.

UNIFORME DE NATAÇÃOMaiô ou sunga Roupão Touca (obrigatório) Bóias de braço (iniciantes) que ficarão na escola. Na falta do uniforme entenderemos que a família optou que o aluno não praticasse natação naquela aula. TODAS AS PEÇAS DEVEM SER MARCADAS COM O NOME DO ALUNO.

TRANSPORTE ESCOLAR

A Emak não dispõe desta modalidade de serviço, ficando sob a responsabilidade do Responsável pela Guarda a escolha de transportadora.

MATERIAL ESCOLAR

Lembramos que o estudante não deve trazer à escola objetos estranhos à aula, principalmente objetos de valor, salvo quando solicitado pelo professor, poderão ser trazidos aparelhos tecnológicos como: notebooks, netbooks, tablets, celulares, etc…
A EMAK não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo do estudante, caso esta norma não tenha sido cumprida.

MATERIAL OBJETIVO

  • 1º ano: Inclui apostilas semestrais de: língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências; e apostilas anuais de arte, música e inglês;
  • 2º ao 5º ano: Inclui apostilas bimestrais de: português, matemática, história, geografia, ciências e inglês; apostilas semestrais de música; e uma apostila anual de arte;
  • Direito de acesso ao portal objetivo.

DESISTÊNCIA

Ver Contrato de Prestação de Serviços.

TAREFAS DE CASA

A tarefa de casa é um meio pedagógico para:

  • Treinar;
  • Concluir atividades de sala;
  • Pesquisar sobre temas desenvolvidos em classe;
  • Avaliar conhecimentos e habilidades.

A tarefa faz parte da avaliação da responsabilidade e participação do aluno. Sua falta é registrada no Relatório de Ocorrências.
A falta da realização das tarefas de casa necessariamente impactarão nas notas bimestrais. Desta forma, sua falta é registrada no Relatório de Ocorrências.
Para evitar problemas na média do aluno, três ocorrências de falta de tarefa de uma mesma disciplina acarretará em uma Indisciplina de Transgressão das Normas de Funcionamento. Lembramos que 3 (três) Indisciplinas geram um dia de suspensão.

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

Education OneVia APP, direto em seu smartphone, onde encontram-se todas as informações listadas
acima, sobre o dia a dia do aluno, além da comunicação direta com o professor, secretaria, coordenação ou direção.
Reuniões
Bimestrais

Elas se destinam à explanação do método de trabalho desenvolvido em sala de aula e
outras informações de interesse coletivo como disciplina, excursões, comemorações, etc.
Nestas reuniões os pais recebem o Relatório de Aproveitamento ou Relatório de Ocorrências do aluno. O comparecimento dos responsáveis é obrigatório para o desenvolvimento pedagógico do aluno.
Sempre que os pais tiverem dúvidas particulares que possam vir a surgir antes ou após as reuniões bimestrais poderão solicitar reunião agendada com a Orientadora Educacional.
Reuniões IndividuaisDe acordo com a filosofia da escola, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE apreciam e valorizam as reuniões individuais solicitadas pelos responsáveis. Porém, estas deverão SEMPRE ser agendadas, com a devida antecedência, por telefone (na secretaria).
Informativos
Os informativos são enviados pelo Education One.
Relatórios de Ocorrências
Registramos desde faltas e atrasos até falta de tarefas e participação na aula.
Inspirado em outras experiências que visam desenvolver a qualidade nos processos escolares, é utilizado na Emak desde 1995 e tem se mostrado um aliado de todos os envolvidos no processo:
Aluno – instrumento para auto avaliação de sua performance;
Pais – Conhecimento do desenvolvimento do(a) filho(a) em seu papel de estudante em sua vida acadêmica;
Professor – Levantamento de hipóteses possíveis para auxiliar o aluno;
Escola –Transparência e comunicação com a família.
SOS Pais
Horário reservado pela coordenação e orientação pedagógica para atender aos pais e sanar dúvidas gerais. O SOS Pais do Fundamental 1 acontece todas as quartas-feiras, no formato online, das 14h às 15h.
Redes sociais
As redes sociais disponibilizam informações, fotos e reportagens retratando os mesmos. O
Terminal EMAK, app e site também disponibilizam informações como lista de material, Calendário Anual e contatos.

PANDEMIA, ACIDENTES, MAL SÚBITO, DOENÇAS E TRATAMENTOS PROLONGADOS

Com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes
condutas:

Pandemia COVID19
Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia do Corona Vírus que acabou impactando, como não
poderia deixar de ser, o ambiente escolar.
Uma série de protocolos foram criados pelos órgãos públicos que passaram a ditar as novas regras de
conduta em sala de aula. Estes protocolos tem força de lei e permanecem até a sua revogação.
Atualmente, com relação às questões decorrentes da saúde do aluno, devem ser adotadas as seguintes
praticas:
– Preencher a autorização para aulas presenciais (híbridas) ou apenas remotas.
– Preencher a Triagem Diária de Saúde, via formulário google, diariamente antes do ingresso do aluno nas aulas.

– A escola deve fiscalizar e divulgar o protocolo de pandemia enquanto esta estiver vigente:
• Usar máscara (trocando a cada 2 horas);
• Higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel;
• Manter distanciamento social conforme legislação escolar.
Obs.: O protocolo completo está divulgado nas mídias sociais e em meios de comunicação escola-família.

Doenças infecto-contagiosas: os alunos portadores de doenças infecto-contagiosas ficam impedidos de frequentar a escola, tendo sua frequência restabelecida normalmente logo que apresentem declaração médica comprovando a ausência de perigo de contágio;

Tratamentos prolongados que impeçam a frequência do estudante: a EMAK deverá ser informada
quando ocorrer situações como estas e, mediante solicitação do Responsável pela Guarda, adotar medidas
compensatórias da ausência, desde que verificadas as condições do Decreto-Lei 1.044/1969.

Acidente ou mal súbito ocorrido no horário de aula e nas dependências da EMAK: a escola acionará a família, dando conhecimento aos responsáveis com a máxima brevidade.
Obs.: Em casos urgentes, não localizando a família a escola chamará o pronto atendimento conveniado para atendimentos de primeiro socorros.

COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA / PEDAGÓGICA

Os responsáveis pela g uarda e/ou responsável financeiro devem ter sempre presente que são colaboradores da tarefa educativa, não competindo interferir nas decisões sobre a organização, administração e nem nas técnicas e didáticas docentes.
– LEI Nº 12.013, de 6/08, 2009.
Determina que os estabelecimentos de ensino informem pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.RECOMENDAÇÔES IMPORTANTES É obrigatório que o Responsável pela Guarda, não sendo pai e mãe em guarda compartilhada, notifique a escola por escrito sobre alterações legais que impeçam ou limitem a visitação ou retirada do aluno.

FESTAS DE ANIVERSÁRIO NA ESCOLA (fora da fase de pandemia)

O aluno poderá comemorar seu aniversário na escola, devendo os responsáveis, para tanto, entrarem em contato com a Coordenação Pedagógica antecipadamente, que determinará dia e horário. Solicitamos não enviar presente, convites, saquinhos surpresa ou lembrancinhas.

Os pais deverão enviar bolo, copos, pratos descartáveis, garfinhos e guardanapos apenas para os amigos da sala de aula, e não será permitida a presença de familiares durante a festa. Não enviar refrigerantes e salgadinhos fritos.

Quando a festa for em casa, só distribuiremos os convites caso todas as crianças da turma sejam convidadas.

BRINQUEDOS (fora da fase de pandemia)

Os alunos poderão trazer brinquedos, todas as sextas=-feiras, desde que adequados à faixa etária
e aprovados pelo Inmetro. Objetos de valor não deverão ser trazidos. A Escola não se responsabilizará
por danos ou perdas dos mesmos, conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços.

CANTINA/LANCHE

A Escola conta com o Projeto Lanche Saudável, que envolve desde os alunos da Educação Infantil.
Para tanto solicitamos que os pais deem prioridade ao envio de lanches saudáveis para a escola, evitando salgadinhos,refrigerantes, doces e alimentos industrializados.

Sugestão de cardápio:

2ª feira3ª feira4ª feira
feirafeofeira
5ª feira6ª feira
– Bolo sem cobertura
– Iogurte
– Suco de fruta*
– Sanduíche de pão com
queijo branco ou
mussarela
– Fruta e/ ou suco*
– Yakult ou
achocolatado
– Sanduíche de pão
com requeijão ou
manteiga.
– Fruta e/ ou suco*
– Iogurte
– Barrinha de cereal
ou bolacha
– Fruta e/ ou suco*
– Pão com carne,
frango ou presunto
– Fruta e/ ou suco*

* Sem adição de açúcar

CALENDÁRIO ANUAL

Será disponibilizado após homologação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – 2ºao 5ºano

O trabalho escolar deve ser avaliado continuamente. Além de ser usado para averiguar o aproveitamento dos alunos, o processo de avaliação permite que se façam, quando necessário, correções de rumos visando o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Escola.

O aproveitamento bimestral do aluno será igual à média aritmética das avaliações efetuadas no bimestre (somatória das notas mensais e outras notas de trabalhos e exercícios mais a nota da prova bimestral).Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais provas bimestrais, o mesmo fará 2ª Chamada e, na ausência de atestado médico, haverá o preenchimento de requerimento e pagamento de taxa na secretaria.

Cálculo do resultado final
O ano letivo está dividido em 4 bimestres.
Os bimestres apresentam a seguinte ponderação para efeito de cálculo do resultado final:

1ºbimestre2º bimestre3ºbimestre4ºbimestre
Peso 1Peso 2Peso 3Peso 4

A média para aprovação é 5.0 (cinco).

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

  • Direção Administrativa: Paula Cristina Garcia dos Santos
  • Direção e Orientação Pedagógica: Maria Helena Bitelli Baeza Sezaretto
  • Vice-direção e Coordenação Geral: Viviane Bitelli Baeza
  • Auxiliar de Coordenação: Yara Marina Belasalma Santana
  • Assistente Administrativa: Crystiane Roberta da Silva
  • Secretaria Pedagógica: Paula Cristiane Santos Ladislau

Lembramos que estas Normas de Funcionamento são parte integrante do Contrato de Prestação de
Serviços Educacionais.

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